O comissionamento da expansão de nossa usina de reciclagem em Diksmuide, Bélgica, da linha de reciclagem de alta tecnologia nos permite reciclar até 45.000 toneladas de PVC por ano. O material para reciclagem será obtido a partir da coleta de resíduos pós-industriais (próprios e de clientes), bem como do grande número de janelas de PVC com 30 a 40 anos que são gradativamente substituídas. A partir disso, serão fabricadas novas janelas que terão as mesmas características e características das originalmente fabricadas. Com o objetivo de continuar a trabalhar numa indústria de economia circular, promovemos e incentivamos todos os fabricantes e instaladores a colaborar e unir esforços nos processos de reciclagem. 

Graças à ampliação da usina de reciclagem, com capacidade de até 45.000 toneladas de material reciclado, será possível alcançar:

  • A economia de 2,3 milhões de janelas descartadas ou incineradas por ano.
  • A redução das emissões de CO² equivale a 90.000 voos de ida e volta entre Paris e Nova York.
  • A redução do consumo de energia. O PVC reciclado consome 90% menos energia do que a necessária para obter o PVC virgem e, além disso, o PVC pode ser reciclado mais de 10 vezes sem perda de capacidade mecânica, com expectativa de vida útil de 35 anos. O ciclo de vida potencial dos materiais de PVC atinge 350 anos.

Destaque também para a tecnologia de ponta desenvolvida na fábrica, que permite reciclar perfis de PVC de todas as cores e composições, inclusive perfis que contenham fibra de vidro. Durante o processo de reciclagem, todos os contaminantes são removidos, triturados e separados por cores. Após a granulação, o material reciclado é utilizado para a extrusão de novos perfis de janelas em PVC.


Cada vez mais, os desafios ambientais e sociais do nosso planeta exigem que a sociedade considere a sustentabilidade como um fator essencial. Desde o tempo em que nossas principais fontes de materiais e energia se tornaram cada vez mais difíceis de obter. E a partir do momento em que se confirmam desequilíbrios no ecossistema como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, surge mudar o paradigma no setor industrial porque se agrava a situação insustentável que o planeta vive. 

Até agora, o modelo de produção das empresas assentava numa cadeia de valor linear (extrair, fabricar, usar e jogar fora) mas há alguns anos muitas empresas já apostam em outro sistema: a economia circular.

Uma alternativa que consiste em prolongar ao máximo a vida útil econômica dos materiais e recursos extraídos e minimizar a geração de resíduos. Dessa forma, não é necessário continuar extraindo recursos para repor o déficit de materiais, mas o objetivo é reciclar e reaproveitar os já utilizados para prolongar sua utilidade.

Na Deceuninck somos uma das primeiras empresas a aderir a esta mudança de paradigma e a apostar num crescimento económico mais eficiente e sustentável. O PVC, presente na maioria dos nossos produtos, é um material biodegradável 100% reciclável e reutilizável no final da sua vida útil, pelo que, para além de proporcionar o melhor isolamento térmico e acústico possível, é um produto de baixa manutenção com uma longa vida útil.


Deceuninck

Deceuninck está entre as 3 principais fabricantes de perfis para janelas e portas de PVC do mundo. É especialista em tecnologia composta para o projeto, desenvolvimento, extrusão, acabamento e reciclagem para a indústria da construção civil.

Precisa de ajuda?

Precisa de ajuda para especificar PVC nos seus projetos ou para escolher a melhor solução para planejar seus ambientes com todos benefícios e exclusividade do PVC?